Na abertura da Expoingá nesta sexta-feira (10) os deputados estaduais Maria Victoria (PP), Adriano José (PP), Do Carmo (União) e Thiago Amaral (PSD) e o governador em exercício, Darci Piana, entregaram à presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo, a lei 21.977/2024 que concede o título de utilidade pública à SRM.
A Sociedade Rural de Maringá organiza a Expoingá, que comemora neste ano a 50ª edição. A lei foi proposta também pelos deputados Delegado Jacovós (PL), Evandro Araújo (PSD) e Arilson Chiorato (PT).
A segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria, afirmou que a Expoingá é um dos eventos mais importantes do calendário brasileiro por ter ultrapassado os limites regionais e se tornado um símbolo da força e qualidade do agronegócio paranaense.
“Essa 50ª edição é o momento de celebrar as conquistas do passado, traçar planos para o futuro impulsionando o desenvolvimento do campo com o foco na inovação, produtividade, sustentabilidade e transição energética”, disse.
A deputada destacou a criação da Política Estadual do Hidrogênio Renovável (lei 21.454/2023) como uma iniciativa recente da Assembleia Legislativa para reduzir o impacto das mudanças climáticas. Segundo ela, a legislação estabelece um ambiente favorável para a transição energética por meio da produção de energia renovável nas propriedades rurais. A lei foi proposta pelos deputados Maria Victoria, Alexandre Curi (PSD) e Luis Corti (PSB).
“Trabalhamos junto com a FAEP, Governo do Estado, Universidades e setor produtivo para que a produção do hidrogênio renovável – por meio de biogás, biometano e biomassa – se torne realidade em todas as regiões.
http://www.assembleia.pr.leg.br/
Uma solução efetiva para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e estabelecer novas fontes de energia renováveis na produção agrícola”, afirmou.
ALEP ITINERANTE
A Assembleia Itinerante, projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo criado para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado, terá um estande durante todo o período da Expoingá, entre os dias os dias 9 e 19 de maio.
O espaço estará disponível para receber as demandas da população. No espaço, deputados estaduais poderão atender representantes de entidades classe e de membros da sociedade civil organizada.
Além disso, a população também poderá se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo, fazendo propostas e sugerindo iniciativas para os parlamentares. É o segundo ano em que a Assembleia Itinerante participa da Expoingá.
SRM
A Sociedade Rural de Maringá foi fundada em 17 de julho de 1979. A entidade tem por finalidade congregar e reunir pessoas, profissionais ou entidades diretamente ligadas a atividades agrícolas, pecuárias, agroindustriais, compreendendo os diversos segmentos que representam essas atividades.
A entidade organiza Expoingá, que em 2024 chega a 50ª edição com o tema: “O Elo Entre Tradição e Inovação”, entre os dias 9 a 19 de Maio. A primeira edição da Feira foi realizada em 1972 foi realizada a primeira com o nome Expofemar. Em 1974 a feira passou a se chamar Expoingá.