Aplicada nos primeiros dias de vida dos bebês, a vacina BCG garante a proteção dos pequenos contra tuberculose, principalmente em casos mais graves. Dando continuidade às ações de atenção primária à saúde na infância, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, retomou nesta quarta-feira, 22, a aplicação do imunizante, após o recebimento de um novo lote de vacinas por parte do Ministério da Saúde. Pais e responsáveis devem realizar o agendamento da aplicação do imunizante por telefone (confira os telefones abaixo).
A vacina BCG deve ser aplicada após a alta hospitalar e é recomendada para bebês acima de 2 kg, nos primeiros dias de vida. Para vacinar a criança, é necessário que os pais ou responsáveis realizem o cadastramento do bebê na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, como explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
“Os pais devem realizar o cadastro do recém nascido na UBS mais próxima de sua residência e realizar o agendamento, antes de levar o pequeno para se vacinar, assim, garantimos mais segurança e menos exposição ao bebê. Importante ressaltar que, além da imunização, o aleitamento materno é fundamental para garantir o reforço na imunidade da criança em relação a várias doenças”, destaca.
Pais ou responsáveis também devem levar os documentos da criança, como carteira de vacina, relatórios de alta hospitalar ou registro de nascimento e documentos pessoais dos pais – para realizar o cadastro na UBS e no momento da vacinação.
Contatos para agendar a aplicação da BCG:
• das 7h às 19h – UBS Mandacaru – (44) 3309-4475 ou (44) 3309-4477 (WhatsApp)
• das 8h às 19h – UBS Iguaçu – (44) 3309-4415
0 comentário