O Procon Sarandi, por meio de ações de orientação e conscientização, alerta para um novo tipo de golpe utilizado por criminosos: vídeos falsos gerados por Inteligência Artificial (IA). Desta vez, o advogado e deputado federal Celso Russomanno foi alvo dos criminosos. No vídeo que circula, o político supostamente estaria afirmando que, por ação judicial, uma empresa de eletrodomésticos e eletroportáteis estaria vendendo produtos por valores irrisórios.
Neste tipo de crime, os indivíduos manipulam imagens e áudios com a voz de qualquer pessoa, criando mensagens falsas. Os arquivos criados por ferramentas tecnológicas simulam, de forma realista, a fala de qualquer pessoa. Dessa forma, o objetivo dos criminosos é convencer o consumidor que as informações divulgadas são reais, induzindo-o a cair em golpes. Foi aberto boletim de ocorrência junto à Polícia Civil e o caso deve ser investigado.
O coordenador do Procon, Lucas Dornellos, ressalta a importância de pesquisar antes de realizar qualquer compra, principalmente quando feitas online. “Jamais clique em links suspeitos e forneça seus dados, procure antes o Procon para evitar que caiam em golpes como esse. Com o avanço das tecnologias, novas formas de golpes são criadas, exigindo ainda mais atenção do consumidor’. O Procon Sarandi está aberto para o recebimento de denúncias, orientações e demais serviços de apoio ao consumidor.
Serviços
Procon Sarandi
Endereço: Rua Castro Alves, n° 952, Jardim Independência.
Horário de atendimento: das 8h às 11h30 e das 13 às 17h.
Telefone: (44) 3126-9508