Projeto voltado para prevenção e promoção da saúde reuniu diversos moradores da região da UBS Iguaçu

O Espaço + Saúde promoveu mais de 30 ações com foco no cuidado integral ao paciente (Crédito: Ricardo Lopes)  – Baixar imagem

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste domingo, 30, o ‘Espaço + Saúde’, marcando a retomada do Programa Maringá Saudável. O projeto, voltado para prevenção e promoção da saúde, ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu e reuniu diversos moradores da região. A iniciativa ofereceu diversos serviços gratuitos à população, como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testagens rápidas, atendimento geriátrico, acupuntura, avaliação odontológica, dermatologia, entre outros.

Durante o evento, também foram realizadas orientações nutricionais e a distribuição de alimentos saudáveis, como frutas, sucos e chás. Os participantes puderam visitar a horta terapêutica da UBS Iguaçu e receberam orientações sobre o plantio de hortaliças. A programação incluiu ainda ações de prevenção contra a dengue, incentivo ao aleitamento materno, promoção da saúde mental e a distribuição gratuita de absorventes íntimos, preservativos e outros itens. 

“Uma cidade verdadeiramente saudável é aquela em que as pessoas ficam menos doentes e têm mais qualidade de vida. Com o ‘Espaço + Saúde’ e a retomada do Programa Maringá Saudável, vamos trabalhar neste sentido, com base na prevenção e promoção da saúde”, afirmou o prefeito Silvio Barros. Ele destacou que as Unidades Básicas de Saúde serão sempre locais para promoção da proposta de um estilo de vida mais saudável e com foco na prevenção para redução de internações e doenças. 

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, explicou que o ‘Espaço + Saúde’ segue diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). O projeto é baseado no tripé: promoção da atividade física, alimentação e nutrição saudável, controle e combate ao tabagismo. “Hoje reunimos aqui diversos parceiros e demais secretarias municipais para reforçarmos que a prevenção é sempre o melhor remédio. Com iniciativas como essa, que impulsionam um estilo de vida mais saudável, podemos combater doenças e garantir o bem-estar da comunidade”, disse. 

A vereadora Akemi Nishimori participou da primeira edição do projeto representando a Câmara de Vereadores. “Parabenizo todo esse trabalho que tem resgatado e reativado as Unidades Básicas de Saúde e os projetos de prevenção para que nossa Maringá tenha mais qualidade de vida. A saúde é primordial, a base da nossa qualidade de vida”, afirmou.

5d29fc10-dd7d-4285-84df-ee10f03d6f41.jpg

.https://www.maringa.pr.gov.br/