Mais de 400 casais disseram ′sim′ em mais uma edição do casamento comunitário realizado pela Prefeitura de Maringá e programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e Sesc-PR. A celebração reuniu casais de Maringá, Astorga, Doutor Camargo, Floresta, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Paiçandu e Sarandi no sábado, 19, no Ginásio do Colégio Objetivo.
A celebração teve troca de alianças, votos de união, bolo de casamento, certidão de casamento assinada e muitas fotos para registrar o momento tão especial. A cerimônia foi conduzida pela desembargadora do TJ-PR, Joeci Machado Camargo, idealizadora do projeto, que oficializou a união formal das centenas de casais.
“Esse projeto me emociona, pois é muito gratificante ver tantos casais dizerem ′sim′ aos parceiros e parceiras que escolheram para viver e celebrarem o amor. Esse nosso trabalho, juntamente com o Tribunal de Justiça, é para garantir que essas pessoas tenham a oportunidade de oficializar a união em uma linda cerimônia, como foi em mais essa edição”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
O evento contou com casais de diversas idades. Carla Aparecida, 19 anos, e Victor Emanuel de Souza, 20 anos, são moradores de Maringá e estão juntos há dois anos. Emocionada, a noiva disse que a celebração foi “bem organizada e do jeito que esperava de uma cerimônia de casamento”. Para Victor, “estava tudo muito lindo, muito emocionante. É bom para as pessoas que querem se unir em matrimônio, que realmente se amam”, disse. A união foi mais que especial, pois o casal espera o primeiro filho.
Moradores de Sarandi, Clarice Helena Alves, 48 anos, e Cleiton Nascimento, 44 anos, estão juntos há cinco anos. A noiva citou que o casamento comunitário é um incentivo para os casais e que o evento “foi ótimo”. Cleiton destacou a importância do evento para formalizar a união e classificou a cerimônia como “maravilhosa”.