Maringá é referência no ensino integral e oferta a modalidade em 73% das escolas municipais. A Prefeitura investe em um currículo diversificado e rico em experiências e vai implantar novas oficinas em arte, com atividades de teatro e dança, para as unidades que atendem as crianças no período integral, a chamada Ampliação da Jornada Escolar (AJE). Cerca de 1,8 mil alunos de 13 escolas serão contemplados com as novas oficinas.
Atualmente, a rede municipal oferta atividades de artesanato e música, vinculadas à Coordenação Pedagógica de Arte. Com as novas oficinas, o município torna o currículo ainda mais diversificado e atrativo para os alunos e proporciona novas experiências e aprendizado significativo por meio das expressões culturais e artísticas. A expectativa é que as novas atividades comecem a ser ministradas ainda neste mês.
“Com essas duas modalidades de oficinas em arte, vamos tornar nossa metodologia ainda mais atrativa e acolhedora, para o desenvolvimento de diversas potencialidades pelos nossos alunos”, afirma a secretária de Educação, Nayara Caruzzo. Ela lembra que a oficina de dança já é ministrada em algumas unidades, mas dentro da Coordenação Pedagógica de Educação Física e com outras características. Os 14 professores das novas oficinas participaram de workshops e formações.
Com a ampliação da jornada escolar em 73% das escolas municipais, Maringá já ultrapassou a meta 6 do Plano Nacional de Educação que estabelece que pelo menos 50% das escolas ofereçam a educação integral até 2024. Os alunos matriculados na AJE, em 38 escolas da rede municipal, participam de diversas oficinas como xadrez, atletismo, empreendedorismo, além de língua portuguesa e matemática como reforço do aprendizado de forma lúdica e instigadora.
“Estamos trabalhando para ampliar e diversificar a oferta de oficinas. Outra novidade que vamos implantar é o projeto Esporte na Escola com diversas modalidades esportivas para formação esportiva”, diz a secretária de Educação.
0 comentário