Em uma medida histórica para criar políticas públicas de impulsionamento do setor do turismo local, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), em parceria com o Sebrae, lançou o primeiro Plano Municipal de Turismo da história da cidade. O projeto conta com 62 ações para impulsionar o setor e terá duração de dez anos (2023-2033).

Até agora, o Plano Municipal de Turismo passou por 11 etapas, incluindo a formação de comitê, levantamento de documentos, realização de conferências e o evento de lançamento. O processo envolveu representantes do poder público e do setor de turismo da cidade, que terão participação na execução das medidas. A última etapa é o encaminhamento do texto final à Câmara Municipal para votação.

“São inúmeras ações em diferentes áreas, com prazos de execução, para garantir que, com planejamento, nossa cidade se torne cada vez mais atrativa e turística. A criação do Plano Municipal de Turismo é um marco histórico para Maringá”, afirma o prefeito Ulisses Maia.

O projeto prevê medidas nas áreas de políticas públicas de turismo, governança, infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, turismo regional, promoção e marketing, Destino Turístico Inteligente (eixo definido pelo Ministério do Turismo) e educação para o turismo. 

No Plano constam ações como a regulamentação do Fundo Municipal de Turismo, aperfeiçoamento da secretaria responsável pelo setor, mobilização do serviço de transporte ao turista, elaboração de plano de marketing, posicionamento da cidade como destino de eventos e negócios, fortalecimento e desenvolvimento dos projetos em vigor, entre outras.

“Nosso objetivo com o Plano Municipal de Turismo é fazer com que Maringá seja reconhecida como destino turístico inteligente e referência para outras cidades, além de proporcionar as melhores experiências turísticas, em parceria com a sociedade maringaense”, destaca o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Edson Scabora.

′Place Branding′ – Outra ação promovida pela gestão municipal em parceria com o Sebrae foi a elaboração do ′Place Branding′ de Maringá, que institui a marca ′Maringá. Faz Bem.′ O slogan, criado para ser o mote das ações do setor de turismo na cidade, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com lideranças setoriais e governamentais e da população em geral sobre a cidade. 

“A marca reforça que Maringá faz bem e desperta as melhores sensações, promovendo as melhores experiências para os maringaenses e para os turistas que chegam à cidade”, destaca Scabora.

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