Os 15 conselheiros tutelares eleitos para o mandato de 2024-2027 serão empossados nesta quarta-feira, 10, às 8h30, no Auditório Hélio Moreira. Para ampliar a proteção e a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, a gestão municipal criou mais um Conselho Tutelar, por meio da lei n° 11.704/2023, que começa a atuar neste ano. 

Os novos conselheiros tutelares eleitos são: Rodrigo Vírissimo, André Iluminado, Lwanna Paiva, Italo Maroneze, Silvana Agustini, Lucia Catto, Fabielli Bittencourt, Glaucia Soares, Ivanete Pittarelli, Cleide Santiago, Vandré Fernando, Lia Chicoski, Célia Claudineia Educadora, Elisangela Nunes e Denise Andrade. Conforme descrito em lei, os novos membros eleitos escolheram o Conselho Tutelar em que desejam atuar, com prioridade para os mais votados (confira a lista detalhada abaixo). 

Com a ampliação, a área de atuação dos conselhos foi redefinida, com base na análise dos indicadores da rede de proteção de crianças e adolescentes – composta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, pelo Conselho Tutelar vigente até 2023 e pelas secretarias da Criança e do Adolescente, de Saúde, de Educação e de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa. Foram analisados dados como a densidade populacional, número de famílias inscritas no Cadastro Único, atendimentos realizados, entre outros. 

A atuação do Conselho Tutelar será regionalizada em Oeste, Leste e Centro-Sul. A unidade Oeste atenderá parte da população residente ao norte na Avenida Colombo: da Avenida Morangueira até o limite com Mandaguaçu, incluindo o distrito de Iguatemi. O Conselho Tutelar Leste atuará na outra parte da região norte, da Avenida Morangueira até o limite de Maringá com Sarandi. A unidade Centro-Sul ficará responsável pela região ao sul da Avenida Colombo, incluindo o distrito de Floriano.

“Garantimos a ampliação no número de conselheiros com a criação do terceiro Conselho Tutelar. Essa medida representa um grande avanço para Maringá e reforça nosso compromisso com a proteção das crianças e adolescentes”, afirma o prefeito Ulisses Maia.

Capacitação – Os novos conselheiros tutelares participaram de uma capacitação voltada ao atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O treinamento abordou temas como o funcionamento do sistema de Justiça e Segurança do município; as redes de saúde, educação e assistência social; estudo sobre as entidades que prestam atendimento às crianças e adolescentes; processo jurídico de adoção, entre outros.

Confira a lista de atuação no Conselho Tutelar do quadriênio 2024-2027:

– Conselho Tutelar Leste

Lucia Catto

Vandré Fernando

Lia Chicoski

Célia Claudineia

Denise Andrade

– Conselho Tutelar Oeste

André Iluminado

Silvana Agustini

Ivanete Pittarelli

Cleide Santiago

Elisangela Nunes

– Conselho Tutelar Centro-Sul

Rodrigo Virissimo

Lwanna Paiva

Italo Maroneze

Fabielli Bittencourt

Glaucia Soares

http://www.maringa.pr.gov.br/