A Guarda Civil Municipal realiza trabalho preventivo comunitário, tanto na região central quanto nos bairros de Maringá. A dinâmica de atuação dos agentes é voltada, principalmente, ao monitoramento dos locais e garantia da segurança da comunidade. Com as formações constantes, os guardas civis atuam de forma estratégica nas ocorrências a partir da integração com outras secretarias e o sistema de segurança moderno e inteligente.
Na noite de quarta-feira, 8, uma chamada chegou até a Guarda Civil por meio do WhatsApp, relatando que um idoso estaria próximo da Catedral sem saber como voltar para casa. Uma equipe foi rapidamente até o local e descobriu o nome dele. Os guardas civis entraram em contato com a Secretaria de Saúde para levantar informações de contato e conseguiram falar com a sobrinha do idoso. Dessa forma, conseguiram encaminhá-lo para a residência dele, na Zona 7, de forma segura.
“A presença do agente uniformizado traz, para a comunidade, segurança. Isso, aliado ao treinamento para lidar com diversas situações, foi fundamental para que o idoso sentisse confiança nos agentes, mesmo estando confuso no momento”, explica o secretário de Segurança Pública, Ivan Quartaroli.
Para o secretário, a rapidez com que os guardas civis atuam, de maneira integrada a outras secretarias, mostra o quanto a Guarda Civil está atenta e executa um trabalho importante para a cidade. “A Guarda Civil realiza um trabalho preventivo e de pacificação, atendendo a comunidade para que possa sentir-se protegida, como foi o caso com o idoso. O objetivo da Guarda é cuidar da população e também garantir a proteção do patrimônio público”, afirma Quartaroli.
A Guarda Civil acionou a Secretaria de Assistência Social (SAS). A equipe de assistentes sociais vai acompanhar o caso e entender a situação, tanto dele quanto da família, para adotar as medidas e ações assistenciais necessárias.
0 comentário