Garantir acesso aos direitos básicos e promover a cidadania é compromisso da gestão municipal. O projeto ′Embaixada Solidária′, que atende imigrantes haitianos com a emissão e renovação de documentos como passaporte e identidade e também realiza cerimônias de casamento, foi uma das iniciativas da Prefeitura reconhecidas pelo Prêmio Gestor Público do Paraná 2022. O certificado de reconhecimento foi entregue na terça-feira, 22, na sede da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) .
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), começou em 2021 com a vinda da embaixada haitiana à cidade para emissão dos documentos e celebração dos casamentos. Desde então, foram emitidos 1,2 mil passaportes, 200 documentos de identidade e 12 casamentos realizados.
O secretário de Juventude, Cidadania e Migrantes, Emmanuel Predestin, destaca que a ′Embaixada Solidária′ atende, além de Maringá e região, haitianos que moram em outros estados como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. “Esse projeto contribui com milhares de haitianos. Ao facilitar o acesso aos documentos, promovemos a cidadania e a possibilidade de novas oportunidades para os imigrantes”, disse.
Prêmio Gestor Público – O Prêmio Gestor Público do Paraná 2022 é organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e conta com a participação do Governo do Paraná, Tribunal de Contas e Alep. O município foi premiado com o projeto ′Plantando o Futuro′, da Secretaria de Limpeza Urbana.
Além da ′Embaixada Solidária, receberam o certificado de reconhecimento o ′Ambulatório Transexualizador′, da Secretaria de Saúde; o ′Programa Dignidade e Proteção′, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres; a ′Tramitação Eletrônica da Execução Orçamentária′, da Fazenda; e o ′Selo Ipê Empresarial′, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá.
0 comentário