Nesta terça-feira, 31, a Prefeitura de Maringá iniciou a entrega de tablets aos agentes comunitários de saúde (ACSs), que irão utilizar o equipamento durante os atendimentos em domicílios. O objetivo é otimizar o serviço prestado à comunidade e centralizar dados. Ao todo, mais de 340 ACSs receberão os tablets, de forma gradual. 

O prefeito Ulisses Maia destacou a importância dos equipamentos para o trabalho dos ACSs. Ele também mencionou a entrega de tablets para os agentes de combate às endemias (ACEs), no ano passado. “Em meados de julho de 2022, iniciamos a entrega dos tablets para os ACEs, contribuindo com a centralização de informações dos dados da dengue, principalmente. Ao entregarmos mais equipamentos, desta vez para os ACSs, unificamos as informações em um só lugar e em tempo real, junto à base de dados do Ministério da Saúde, facilitando e agilizando o trabalho de todos os agentes. O uso dos tablets é uma ação moderna e indispensável ao município”, conclui. 

Com a informatização, a Secretaria de Saúde fará a liberação de consultas e exames especializados de forma mais ágil, de acordo com o secretário de Saúde, Clóvis Melo. “Os tablets irão auxiliar muito no trabalho dos servidores que vão até as casas para proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas. Com as informações em tempo real, conseguimos entender as demandas da comunidade por região, de acordo com as UBSs de localização, entre outros avanços. O equipamento já é e continuará sendo uma ferramenta fundamental para os servidores e para as políticas públicas do município”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo. 

A agente de saúde Márcia Regina Lara agradeceu os esforços da gestão municipal para garantir qualidade no trabalho dos servidores. “Sou grata ao carinho e à gestão do prefeito Ulisses Maia e do nosso secretário, Clóvis Melo, que valorizam a nós e aos demais servidores, investindo em melhorias para a cidade e também para o nosso trabalho. Este tablet vai facilitar muito o nosso dia a dia”, frisa.

Os ACSs são responsáveis por realizar a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade. Os profissionais, que estão vinculados às UBSs, promovem ações domiciliares ou comunitárias, com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde. 

ACEs – Em julho do ano passado, a gestão municipal entregou tablets aos agentes de combate à endemias (ACEs), profissionais que realizam vistorias em residências, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Maringá foi a primeira cidade de grande porte a aderir ao uso de tablets e de um aplicativo específico para registro e centralização de dados nas ações de controle e prevenção ao mosquito Aedes aegypti.

maringa.pr.gov.br – Gabriela Cadamuro / PMM

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *