Com a operação, haverá reforço do cumprimento de mandados judiciais em aberto contra os agressores, além da realização de palestras sobre acesso aos serviços da rede de proteção à mulher

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, lançaram nesta quinta-feira, 9, a Operação Mulher Segura. O objetivo é fortalecer o combate à violência doméstica e feminicídio por meio de reforço do cumprimento de mandados judiciais em aberto contra os agressores, realização de palestras e oficinas de defesa pessoal, prevenção de crimes e orientação sobre acesso aos serviços da rede de proteção à mulher. 

O lançamento ocorreu na sede do Senac de Maringá e contou com a presença do vice-prefeito Edson Scabora, do secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira e da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Durante a cerimônia, também foi realizada uma mesa redonda com a delegada da Mulher de Maringá, Paloma Gonçalves, a aspirante a oficial da Polícia Militar, Letícia Martins Donadello, e a secretária da Mulher, Terezinha Pereira.

O vice-prefeito Edson Scabora destacou a importância da união de esforços para o enfrentamento da violência contra a mulher. “Nossa cidade é referência em políticas públicas que garantem a proteção, o acolhimento e a segurança das mulheres. Com essa iniciativa do Governo do Estado, vamos intensificar nossas ações por meio da atuação conjunta do município com a Polícia Militar e a Delegacia da Mulher no combate da violência”, afirmou. Ele destacou a importância do trabalho desenvolvido no município pela Patrulha Maria da Penha, criada em 2017. O órgão garante os direitos previstos na Lei nº 11.340/2016 (Lei Maria da Penha) e realiza acompanhamento e encaminhamento das vítimas. 

“A Operação Mulher Segura visa combater a violência contra a mulher em todas as regiões do Estado. Além da prevenção, as visitas às vítimas são um dos nossos focos. No total, mais de 4 mil mulheres já foram visitadas por policiais após realizarem a denúncia. Além disso, em pouco mais de um mês de operação, tivemos mais de 600 prisões, sejam em flagrante ou com mandado de prisão”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Terezinha Pereira, explicou que a Operação Mulher Segura é fundamental para orientar as mulheres sobre os direitos e encorajá-las a denunciar casos de violência. “Vamos fechar parcerias com empresas e diversas organizações para ampliarmos o alcance das nossas políticas públicas em prol da proteção das mulheres”, disse. As palestras vão abordar temas como prevenção de crimes, enfrentamento da violência doméstica, empoderamento, autodefesa, entre outros.

https://www.maringa.pr.gov.br/