Os atletas de judô do Projeto Superação, desenvolvido pela Prefeitura de Sarandi por meio da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejuv), participaram, no domingo, 28, da final do campeonato paranaense da modalidade, realizado em Pato Branco. Entre medalhas de ouro, prata e bronze, os 16 atletas da categoria sub-18 conquistaram 14 títulos.
O município conta 350 alunos cadastrados nas oficinas de judô. Destes, 60 são federados pela Federação Paranaense de Judô (FPRJ), ou seja, atletas aptos para participar de campeonatos da modalidade. O projeto atende mais 290 alunos em diferentes níveis por meio de oficinas realizadas em diferentes locais.
A frequência dos treinos varia de acordo com o nível do atleta, podendo ser de 1 a até 5 dias na semana. O projeto estimula mudança comportamental nos jovens, valorizando a integração social e moldando conceitos de cidadania, num ambiente de disputa esportiva que também promove a saúde é bem estar físico e emocional.
“Nosso trabalho é firmado nos valores filosóficos do judô. Os atendidos são orientados por metodologias que promovem respeito, humildade, atenção e vários outros valores. O desenvolvimento de competências físicas são apenas um detalhe. Eles são cobrados por boas notas escolares e bom comportamento”, afirma Janaina dos Santos, instrutora de judô.