A Prefeitura de Maringá segue neste domingo, 8, desde o início da manhã, com mutirão para desobstrução das vias e limpeza após o forte temporal registrado na cidade. Mais de 250 servidores municipais atuam intensamente em diversas frentes de trabalho. O telefone 156 está ativo neste domingo para atender ocorrências de retirada de árvores e galhos.

Com acionamento do Gabinete de Gestão de Crise, estão mobilizadas para atender a comunidade equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança, Assistência Social (SAS), Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e Defesa Civil, além da Copel e do Corpo de Bombeiros. Até o momento, foram removidas cerca de 40 árvores de grande porte que caíram sobre vias e residências.

“Assim que o temporal ocorreu, as equipes iniciaram um trabalho intenso e ininterrupto para o restabelecimento da normalidade na cidade. Tivemos chuva de granizo e rajadas de vento muito fortes ontem e a prioridade é garantir a segurança de toda a comunidade e desobstruir as vias da cidade”, reforça o coordenador do Gabinete de Gestão de Crise e secretário de Segurança, Ivan Quartaroli.

Neste sábado, 7, houve chuva de granizo e fortes rajadas de vento em Maringá. De acordo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), choveu cerca de 30 mm entre este sábado e às 8h de domingo, 8.

Ao todo, 65 equipes da Copel trabalham para o restabelecimento da energia na cidade, incluindo equipes de reforço vindas de Curitiba, Cianorte, Cascavel, Ubiratã, Umuarama, Altônia, Loanda e Paranavaí.

Canais de atendimento – Em caso de emergências com risco de morte, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros. Pessoas que tiveram as casas destelhadas podem retirar lonas na sede do Corpo de Bombeiros, na esquina da Avenida Guaíra com a Avenida Paraná, Zona 7.

Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo telefone 156, aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (acesse aqui). Os telefones da Defesa Civil são (44) 99103-8319 e (44) 98402-0278.

Ao encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social do município, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661.

Saúde – O atendimento no Pronto Atendimento à Criança (PAC), no Jardim Alvorada, está temporariamente suspenso devido à falta de energia elétrica, provocada pelo temporal. Os pacientes que estavam internados foram transferidos para outras unidades. Os atendimentos de pediatria ocorrem na UPA Zona Sul. A Copel foi acionada para realizar a manutenção na rede elétrica para retomada dos atendimentos no PAC.

A UPA Zona Norte opera com geradores e segue com atendimento, mas não pode realizar exames de raio-x. Os exames estão sendo feitos na UPA Zona Sul. Além disso, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sem energia elétrica, com vacinas já transferidas para a sede da Secretaria de Saúde para evitar perdas.

Unidades escolares – Ao todo, 28 unidades escolares estão sem energia neste domingo, 8. A Secretaria de Educação realizou o recolhimento e armazenamento de alimentos congelados, como carnes e picolés, que seriam distribuídos nas escolas para o Dia das Crianças.

 http://www.maringa.pr.gov.br/