Procon de Maringá estará nas ruas nos próximos dias, em diferentes pontos da cidade, para orientar comerciantes e consumidores sobre as compras de Natal e as trocas de produtos. Com a unidade móvel, o órgão de defesa do consumidor distribuirá material informativo com orientações para a população e fará vistoria nos estabelecimentos para verificar se as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) são cumpridas. 

Além disso, haverá atendimento na unidade móvel, incluindo tira-dúvidas e encaminhamentos. “Se flagramos algum desrespeito ao consumidor, o estabelecimento estará sujeito às sanções administrativas pelo Procon. Todas as ações nas vistorias estão de acordo com o artigo 56, do Código de Defesa do Consumidor”, cita o coordenador do Procon, Flávio Mantovani

Durante as vistorias, o Procon irá verificar se os estabelecimentos seguem as seguintes normas: 

• Manter os produtos com informações obrigatórias e corretas nas prateleiras;

• Informações claras sobre as formas de pagamento (pix, cartões de débito e crédito ou cheque) e quais documentos devem ser apresentados pelo consumidor no ato da compra;

• Informações claras sobre as condições de pagamento. No caso de parcelamento, o estabelecimento deve apresentar detalhes, como o valor total a ser pago, juros, parcelas, valor das prestações e eventuais acréscimos e encargos;

• Disponibilizar o telefone e endereço do Procon de forma visível para o consumidor, além do exemplar do Código de Defesa do Consumidor em lugar de fácil acesso e visível, entre outras normas. 

AÇÕES DO PROCON NO FIM DO ANO:

• Terça-feira, 20: Avenida Brasil, esquina com a Avenida Duque de Caxias;

• Quarta-feira, 21: ′Procon do Povo′, no Terminal Urbano;

• Quinta-feira, 22: Jardim Alvorada;

• Sexta-feira, 23: Avenida Brasil, esquina com a Avenida São Paulo. 

maringa.pr.gov.br – Andye Iore / PMM


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