Com foco na inovação e agilidade dos serviços públicos, a gestão municipal investe em soluções que consolidam Maringá como uma cidade inteligente e sustentável. Nesta segunda-feira, 3, o prefeito Ulisses Maia participou da instalação dos novos Retentores de Impurezas de Águas Pluviais (Riaps). Os equipamentos, anexados às bocas de lobo para recolhimento de resíduos, garantem mais agilidade às limpezas, menos entupimentos nas galerias e impedem a contaminação dos rios.
No total, serão instalados mais de 100 Riaps, produzidos pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), em diversas regiões da cidade. No entorno do Parque Alfredo Nyffeler, foram colocados 16 equipamentos em bocas de lobo. Também serão instaladas cerca de 10 unidades nas proximidades da Praça Miguel de Oliveira, no Conjunto Requião, e o restante em diversos locais na região central. Além dos novos equipamentos, a cidade tem cerca de 16 Riaps em vários pontos.
“O Riap é extremamente importante porque, além de evitar o entupimento das galerias, impede que os resíduos descartados de forma incorreta possam contaminar os rios. Essa solução já se tornou referência nacional para outras cidades que, assim como Maringá, investem em ações para garantir a sustentabilidade”, destacou o prefeito Ulisses Maia.
Na região do Parque Alfredo Nyffeler, as águas pluviais são direcionadas para o Ribeirão Morangueiro, que deságua no Rio Pirapó, principal fonte de abastecimento da cidade. Devido à gestão sustentável, o prefeito Ulisses Maia recebeu certificado e uma placa do Selo Ouro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), como reconhecimento pelo projeto do Riap.
O prefeito também lembrou que o Riap é fruto de atuação conjunta dos servidores, fundamentais para garantir serviços de qualidade e o bem-estar das pessoas. Fabricado pela Seinfra, o projeto foi idealizado pela estagiária de pós-graduação em gestão ambiental lotada na superintendência da Secretaria de Infraestrutura, Marilda Cristina Scarsi.
Durante a apresentação dos Riaps, o prefeito Ulisses Maia entregou uma placa de homenagem ao filho da idealizadora, Jhony Scarsi. Em fevereiro deste ano, Marilda Scarsi sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e enfrenta sequelas da doença. “Hoje comemoro essa conquista por ela com muita felicidade e emoção. Ela tinha voltado a estudar depois dos 45 anos, fez a faculdade e estava na pós-graduação, e todo dia me ligava, com muita alegria, para falar sobre os estudos e o projeto”, conta o filho dela.
O Riap, idealizado em formato diagonal, é anexado às galerias pluviais para recolhimento de impurezas. A secretária de Infraestrutura, Maria Ligia Guedes, explica que as 100 estruturas foram produzidas de acordo com o tamanho de cada boca de lobo da cidade. A partir de agora, o município publicará licitação para contratação de empresas que produzirão retentores em grande escala para instalação em diversas regiões da cidade.
“As estruturas reforçam o compromisso da gestão municipal em promover boas práticas ambientais e sociais para promover o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, vamos trabalhar para levarmos essas estruturas para o maior número de galerias pluviais da cidade”, afirma a secretária.
maringa.pr.gov.br – Murillo Saldanha / PMM
0 comentário