sobre Plano Nacional de Resíduos Sólidos
Com foco no desenvolvimento sustentável e fortalecimento dos empreendimentos de reciclagem, a Prefeitura iniciou a ′Semana Lixo Zero Brasil′ 2022 em Maringá. Durante a abertura da segunda edição do evento, nesta terça-feira, 25, a gestão municipal promoveu debates sobre os desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos com representantes do poder público e de cooperativas de reciclagem da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
O prefeito Ulisses Maia participou da abertura e destacou as ações desenvolvidas pela gestão municipal para incentivar o descarte correto e promover a sustentabilidade. Desde 2017, a gestão municipal aumentou de 2% para 7% o índice de reciclagem. Além disso, outra ação primária e fundamental para garantir a destinação correta, a coleta seletiva passou a atender 100% da cidade.
“Trabalhamos para que Maringá, além de melhor cidade para viver no Brasil, tenha em sua marca a sustentabilidade. Isso só é possível com reconhecimento, respeito e investimento nas organizações responsáveis pela destinação correta do resíduos, como as nossas cooperativas”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. A gestão municipal dobrou o valor de repasse por tonelada de material aos empreendimentos de reciclagem, o que contribuiu para aumento da renda de cerca de 100 famílias que atuam nas cooperativas de reciclagem.
O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, destaca a importância do trabalho conjunto com os empreendimentos de catadores. “A logística reversa, tema discutido nesta abertura, é muito importante e as cooperativas trabalham neste sentido. A partir dos nossos investimentos em educação ambiental e estrutura, as cooperativas recebem mais material, o que representa ganhos de forma social, com mais renda, e ambiental, com menos resíduos destinados ao aterro sanitário”, afirma.
No total, mais de 100 pessoas se inscreveram para participar das palestras. Durante todo o dia, os inscritos participaram de discussões sobre temas como logística reversa de embalagens, contratos com administração pública, comercialização de recicláveis e outros temas.
Além do prefeito Ulisses Maia, participaram da abertura da ′Semana Lixo Zero′ secretários municipais; o prefeito de Sarandi, Walter Volpato; diretora de Desenvolvimento do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, Thais Barbosa de Azambuja Caramori; representantes de municípios da Amusep e membros de cooperativas de reciclagem de Maringá e região.
A programação segue na quarta-feira, 26, às 14h, com curso de compostagem doméstica no Colégio Estadual Gastão Vidigal. As atividades serão encerradas na quinta, 27, com uma blitz educativa, das 9h às 11h, no semáforo da Avenida XV de Novembro, próximo ao Paço Municipal.
Veja a programação:
26 de outubro
Curso sobre compostagem doméstica
Horário: 14h
Horário: Colégio Estadual Gastão Vidigal, R. Líbero Badaró, 252, Zona 7
27 de outubro
Blitz educativa com distribuição de lixocar.
Horário: 9h às 11h
Local: Semáforo da Avenida XV de Novembro, próximo ao Paço Municipal
0 comentário