No próximo dia 06 de dezembro, a cidade de Maringá, no Paraná, será palco de um evento cultural imperdível: a 1ª Noite Literária Grega, organizado pelo Projeto Abrindo Gavetas coordenado pela professora Maria Verginia Goncalves em parceria com a Universidade Estadual de Maringá e a Clínica Dr. Georges Maia Kotsifas, o evento tem como objetivo promover a diversidade cultural e fortalecer os laços entre as comunidades gregas do Brasil e da Grécia.
A Noite Literária Grega promete ser um evento de destaque, contando com a presença da comunidade grega maringaense inclusive, com o Prefeito Ulisses Maia, que tem suas raízes grega,
A noite será em homenagem ao renomado “Escritor Mantzouranis Kounadinis in memoriam”. O escritor Manzo Kounadinis viveu no Brasil em Porto Alegre e Pará, no ano de 1955 e deixou um legado de poesias inspiradoras. Durante sua estadia teve a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro, explorar os portos e se encantar com a cultura brasileira, temas que se refletem em suas obras literárias. Sua filha, Vicky Kounadinis em uma iniciativa emocionante, decidiu editar um livro com as poesias do pai, contando com a colaboração da professora Maria Vergínia, responsável por transcrever os cartões postais que recebeu após sua partida do Brasil. O lançamento do livro será um dos momentos mais aguardados da Noite Literária Grega, que busca celebrar a união da comunidade grega e promover a valorização da literatura.
O programa da noite conta com a colaboração da comunidade grega local, assim, teremos: declamações de poesias, apresentações musicais, danças e um desfile de trajes típicos gregos. Alunos dos cursos de Letras e Filosofia da Universidade Estadual de Maringá também participarão ativamente do evento, enriquecendo-o com suas contribuições culturais.
O Auditório do DTL G34 será o local escolhido para sediar essa noite especial, que promete transportar os participantes para uma verdadeira imersão na cultura grega. Para este evento contamos com o apoio total do Dr. Georges M.Kotsisfas, le-se Clínica Dr. Georges Cosias, que junto com cidadãos gregos radicado em Maringá, farão uma miniaula sobre a história da Grécia antiga atual. Contamos com o apoio acadêmico e logístico, do Wesley Candido, coordenador do curso de Letras, e agregando o curso de filosofia da UEM, no sentido de buscar reforçar o caráter acadêmico e cultural do evento.
A Noite Literária Grega é um convite para conhecer e celebrar a rica cultura grega, aproximando diferentes comunidades e promovendo um intercâmbio cultural enriquecedor. Não perca essa oportunidade de vivenciar momentos únicos e mergulhar na história e na arte da Grécia.